Companhias Internacionais

                                              

                                                DV8 Physical Theatre

Formada em 1986 em Londres por Lloyd Newson e um grupo independente de bailarinos que estavam frustrados e desiludidos com a dança naquele momento. O nome DV8 Physical Theatre foi escolhido por Newson, a partir da insatisfação sentida com o que estava acontecendo com a dança contemporânea (a principio para estudos acadêmicos).
Lloyd Newson nasceu na Austrália e é diretor/conceitualista da Cia desde sua fundação. Seu interesse por dança surgiu quando cursava Psicologia e Serviço Social na Universidade de Melbourne, e seu gosto pela dança o levou a conseguir uma bolsa de estudos integral em Londres na Escola de Dança Contemporânea. Lloyd Newson teve influencia no trabalho de Pina Bausch e na Dança Teatro européia, suas obras refletem as questões do mundo real ao invés de preocupações de dança abstrata. Ele se interessa em produzir peças originais ao invés de executar peças já existentes ou reinterpretações de danças clássicas.
A Cia tem como prática envolver seus bailarinos nas criações de suas obras com base nas experiências de cada indivíduo. A Cia desenvolve um trabalho sobre a tomada de riscos, esteticamente e fisicamente, quebrando barreiras entre a dança, teatro e questões políticas psicológicas e sociais, e com o foco principal que é de comunicar ideias e sentimentos com clareza e sem pretensões, insistindo ainda na importância de desafiar os preconceitos do que a dança pode ou deve. Alguns dos projetos da Cia contêm cenas de nudez, linguagem forte e materiais que podem chocar a platéia. A partir de 1987 a DV8 contratou cenógrafos e compositores para seus trabalhos, para ajudar na investigação na relação entre a arquitetura do corpo e a música. O foco é reinvestir na dança e trazer um significado especial que acabou sendo perdida através das técnicas formalizadas.
O trabalho é geralmente com bailarinos formados e ocasionalmente com atores, cantores e artistas de circo, pois a cada trabalho seu elenco é renovado, não há um elenco fixo. A Cia realiza audições, busca novos membros em aulas abertas e tem algumas exigências com relação aos bailarinos como: Forte técnica / disciplina, capacidade de atuar e uma vontade de improvisar são essenciais para todas as funções, como fluência em Inglês e uma habilidade para falar com um sotaque britânico.
A DV8 não trabalha seus projetos em forma de repertório e tem como regra não reviver o trabalho após o termino de uma turnê.
A DV8 já produziu 16 peças de dança e 4 filmes premiados. A Cia recebe financiamento regular do Arts Council England e apoio do The British Council, e DV8 é membro do ITC e UK Dance. Recebe dinheiro anualmente do Arts Council England, taxas de performance, co-produções e venda de mercadorias.
Referências Bibliográficas
http://stagehappenings.com/Dale_Reynolds/reviews/_2009/lloydnewson.php
http://www.britishcouncil.org
http://www.answers.com/topic/dv8-physical-theatre-1
http://www.artsadmin.co.uk/artists/dv8-physical-theatre
http://www.dv8.co.uk
http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR
http://www.google.com.br/
http://www.google.com.br/
Videos:
DV8 physical theater  http://www.youtube.com/watch?v=yHV0CSwF25M DV8 Physical Theater The cost of living  http://www.youtube.com/watch?v=QgUT0Ufmkbk DV8 The Cost of Living  http://www.youtube.com/watch?v=HCj32yfhWBY [Arthaus 102093] DV8 PHYSICAL THEATRE: 3 Ballets  http://www.youtube.com/watch?v=DBdU7S_Bf8c
Trabalho desenvolvido pela acadêmica: Jaqueline Silva Vigorito


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                                                              Gulberkian



            Criado em 1965, tinha por nome Grupo Gulbenkian de Ballet e só posteriormente adquiriu o nome de Ballet Gulbenkian.
O primeiro diretor artístico foi o coreógrafo britânico Walter Core, que exerceu o cargo durante quatro anos.
Numa fase inicial, a companhia representava bailados do repertório tradicional.
De 1970 a 1975 a direção artística passou a ser exercida por Milko Sparemblek, um coreógrafo croata, que apostou mais em bailados modernos, embora não pusesse de lado os bailados clássicos.
Mais tarde, já sob a direção de Jorge Salavisa, professor e bailarino português, o Ballet Gulbenkian voltou-se mais para o bailado contemporâneo, incidindo a sua escolha em autores, compositores e artistas portugueses.
De 1996 a julho de 2003, a direção artística foi da responsabilidade de Iracity Cardoso, uma professora brasileira, que manteve as diretivas anteriores acrescentando, no entanto, linguagens coreográficas inovadoras.
Em 2003 a direção artística passou a estar a cargo do coreógrafo Paulo Ribeiro.
O Ballet Gulbenkian fez mais de 1100 espetáculos desde que iniciaram funções, quer na Fundação Gulbenkian quer no estrangeiro.
Destacam-se, de entre os inúmeros coreógrafos que contribuíram para o bom desenvolvimento e desempenho da companhia, os portugueses Carlos Trincheiras, Vasco Wellenkamp e Olga Roriz, Rui Horta e Paulo Ribeiro.             Em 5 de julho de 2005 enquanto 15 bailarinos se reuniam para ensaiar a nova criação da temporada de 2005/2006, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian anunciou a extinção da companhia de ballet, decisão que gerou polemica e uma onda de protestos dos bailarinos e da comunidade que defendia a arte e o Ballet Gulbenkian como um patrimônio mundial.




ALGUNS TRABALHOS:
BIBLIOGRAFIA
Download dos arquivos desse trabalho: http://www.sendspace.com/file/ws11lz
ACADÊMICA: Débora Pinheiro Damasceno 

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                                                        Sankai Juku

A companhia Sankai Juku foi criada em 1975 por AMAGATSU Ushio (diretor, coreógrafo e designer), nascido em Yokosuka, Japão em 1949, antes de dançar butô formou-se na escola de dança clássica e moderna de Tókio. “Kage, em kagemi”.
A companhia Sankai Juku é uma das principais herdeiras da tradição do mestre Hikijata criador do butô, juntamente com outro grande mestre “Kazuo Ohno”, que surgiram como uma espécie de ruptura com tudo o que se produzia no Japão antes da Segunda Guerra Mundial.
Figurinos vistosos ou nenhum figurino, cabeça raspada, maquiagem branca e cenários intrigantes são pontos característicos do trabalho da companhia. Assim como somente a presença de bailarinos “homens'' no elenco, chamando a atenção para sua estética marcante.
Movimentações lentas, suas hipnóticas passagens, seus movimentos minúsculos ou nenhum movimento, assim como: posturas, expressões faciais, gestos e formas corporais contorcidas, caracterizam o trabalho da companhia pesquisada. 

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                                                              Pilobolus


A companhia de dança norte-americana Pilobolus surgiu em 1971 na Universidade de Darthmouth, fundada pelos bailarinos e coreógrafos Moses Pendleton – criador também da companhia Momix – e Jonathan Wolken (1949-2010). Pioneira em unir leveza à força e precisão dos movimentos acrobáticos, traz ao palco elementos como o ilusionismo dos jogos de luzes e sombras, onde corpos se encaixam de tal forma que chegam a confundir o expectador. Pontos, esses, pelos quais ficou mundialmente conhecida.
Seu nome, Pilobolus, foi inspirado no fungo chamado Pilobolus kleinii* que na época de fundação do grupo estava sendo estudado no laboratório de biofísica do pai de Wolken. E no decorrer do tempo tornou-se uma das companhias mais respeitas e reconhecidas pela singularidade de seu trabalho, assim como, uma das mais criticadas e divisora de opiniões. O que não parece ser um problema, visto que Kuribayashi, o “dance captain do grupo, afirma que pior seria se as pessoas que os assistem não tivessem nenhuma opinião a respeito.
Passadas quatro décadas o elenco inicial se desfez, porém, o processo de criação se manteve e o grupo tornou-se uma instituição constituída de três núcleos: Pilobolus Dance Theatre (companhia), Pilobolus Institute (com programações educativas para escolas e faculdades, assim como “workshops de liderança para executivos e empresas) e Pilobolus Creative Services (parte especializada em publicidade e eventos corporativos). Sem fins lucrativos, o grupo é em parte apoiado pela Connecticut Commission on Culture and Tourism e por doações de diversas fundações, tendo a MetLife Foundation como patrocinador oficial das turnês do Pilobolus Dance Theatre.
Como principais prêmios em homenagem e reconhecimento a excelente fusão, entre ginástica e dança, trabalhada pelo grupo, vê-se o Prêmio da Crítica de Berlin e o Primetime Emmy Award.
* Fungo com menos de 1cm de altura. Sua estrutura frutífera sexual cresce orientando-se diretamente para a luz, com capacidade de lançar seus esporos a uma distancia de até 2m e velocidade de até 90km/h, é tido como o fungo que possui maior aceleração.
Bibliografia:
http://artsblog.ocregister.com/2009/10/22/pilobolus-to-perform-this-weekend-in-los-angeles/21257/ . Acessado em: 20/06/2011.
http://copacafesp.blogspot.com/2011/04/pilobolus-teatro-de-sombras.html . Acessado em: 20/06/2011.
http://noticias.dancecast.com.br/2011/04/pilobolus-cia-de-danca-do-corpo-as.html . Acessado em: 20/06/2011.
http://www.coliseulisboa.com/evento.php?id=277 . Acessado em: 20/06/2011.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/920674-companhia-de-danca-pilobolus-traz-apuro-visual-a-sao-paulo.shtml . Acessado em: 20/06/2011.
http://www.pilobolus.com . Acessado em: 20/06/2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilobolus . Acessado em: 20/06/2011.
http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/segundocaderno/19,0,3336174,O-bale-de-cores-e-forca-do-Pilobolus.html . Acessado em: 20/06/2011.
Trabalho desenvolvido pela acadêmica Alice Braz Iturriet. Vídeos: Symbiosis (um dueto sinuoso) : http://www.youtube.com/watch?v=qAJLi7Lift0 Pilobolus no Oscar 2007: http://www.youtube.com/watch?v=AHJuRSlXvCM Megawatt (dinâmica e vigorosa, apresenta de forma irônica o mundo e a tensão em que vivemos) : http://www.youtube.com/watch?v=hBPafUYYJe4 Download dos arquivos desse trabalho: Texto: http://www.sendspace.com/file/q7m7hi Slide: http://www.sendspace.com/file/xej053

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                                                        MOMIX
A Cia Momix nasceu no ano de 1981 em Washington, Connecticut, no nordeste rural do estado. Já com trinta anos de estrada a Cia segue misturando técnicas circenses com o surrealismo. O nome da companhia que é o nome de um suplemento alimentar de vitelos, pode também ter vindo do nome do próprio fundador Moses Pendlenton, MO de Moses e MIX que quer dizer mistura, mistura de Moses.
Moses Pendlenton além de fundador é também diretor e coreógrafo da Cia. Atuou como membro fundador da Cia. Pilobolus (que desenvolve um trabalho semelhante ao Momix), até fundar a sua própria Cia.  Ele garante em seus trabalhos um elevado conceito estético e diz que transforma a dança em um espetáculo de magia. O sucesso do Momix transformou Moses em uma das maiores estrelas no mundo da coreografia.
Conhecida internacionalmente por apresentar um trabalho de excepcional criatividade e beleza física. A cia. Momix que já se apresentou nos cinco continentes inovou através de jogos de luz, ilusionismo, humor e do próprio corpo humano. Não só no palco, mas os trabalhos do Momix também se destacam na televisão e no cinema. Já recebeu encomendas de trabalhos para empresas como Fiat e Mercedes Benz.
Além de sua singularidade artítisca a companhia norte americana se torna diferente por realizar um trabalho sem fins lucrativos. Também se destaca por ser composta por bailarinos, acrobatas e ilusionistas de vanguarda. Para realizar todas as turnês que são convidadas a companhia conta com três equipes, há um grupo de bailarinos que viaja pelos Estados Unidos, outro fixado na Europa e o terceiro realiza as turnês nos demais lugares do mundo. Tudo com um olhar bem atento de Moses, pois nada acontece no Momix sem passar pela aprovação dele.
Dos trabalhos do Momix é importante resaltar os seis principais:
Baseball
Este trabalho foi baseado no passatempo americano. Trata desde a origem até os movimentos do jogador. Uma dança atlética, desnuda e, como disseram alguns críticos, muito bem humorada e descrita como uma viagem surreal ao estádio dos sonhos!
Passion
Uma combinação de sonho, magia, luzes e louvor. Seus dois criadores, Moses Pendleton e Peter Gabriel, exploram a paixão em vários sentidos, transmitem uma leitura corporal numa seqüência de acontecimentos que criam um raciocínio etéreo e carnal do tema.
Opus Cactus
As cores, movimentos e imagens projetadas são inspirados na atmosfera desértica do sudoeste americano, na imensidão, aridez, temperatura, criaturas e jogo de sombras; tem como elemento fundamental o saguaro, uma espécie de cacto que vive 200 anos ou mais, pode chegar a 15 m de altura e pesar quase 10 toneladas!
Lunar Sea
A intenção é perder a gravidade. Moses queria criar algo no oceano ou no espaço: corpos que brilham num espetáculo de sonhos, bailarinos flutuando no palco, em movimentos lânguidos e envolventes, onde se destacam corpos acesos que criam formas.
reMIX
Na comemoração de aniversário do Momix, Momix Remix é uma representação de todos os sete espetáculos que compõem a história de vida da companhia, que baseia a sua identidade numa mistura entre dança e ilusionismo, uma releitura de sua evolução.
Botanica
Plantas e animais que vivem no planeta, criaturas fictícias, míticas e pré-historica,estações, afrodisíacos e energia renovável. Esse espetáculo, traz em forma de fantasia, imagens, luzes e adereços, complementando nos corpos,  conceitos de cores e formas,  a metamorfose sucinta dos seres e dos acontecimentos que dão enredo ao show de dança-ilusionismo.
Ainda em atuação o Momix continua misturando dança, teatro e acrobacias e seus trabalhos continuam a misturar a dança de vanguarda e os elementos de ilusionismo. Hoje, o grupo de dança vende como água. Basta pisar em alguma cidade para esgotar a bilheteria. O motivo: os espetáculos agradam a qualquer tipo de plateia.
Sugestões de vídeos da Cia. Momix:
Referências Bibliográficas:
Trabalho desenvolvido pela acadêmica Maiara Gonçalves.
Download dos arquivos desse trabalho:

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COMPANHIA DE DANÇA CONTEPORÂNEA DE ANGOLA 
Pioneira em diferentes frentes que vão desde a introdução da dança contemporânea em Angola, à apresentação periódica e regular de espectáculos, em regime de temporadas, passando pela utilização de espaços não convencionais e, mais recentemente a abertura para a dança inclusiva (bailarinos com e sem deficiência física).
A CDC tem procurado diferentes vocabulários e novas linguagens, como forma de expressão, no âmbito da pesquisa e experimentação, surgindo assim uma proposta de revitalização da cultura de raiz tradicional e popular, pela utilização dos seus elementos na perspectiva da criação de novas estéticas para a dança angolana, diversas vezes em articulação com outras linguagens (literatura, cinema, artes plásticas, teatro).   Com 20 anos de existência, mais de uma dezenas de obras originais, sob a direção da coreógrafa angolana Ana Clara Guerra Marques, cujo trabalho de investigação e produção criativa são conhecidos pela quelidade artística e profissional, até o momento esta companhia é a única profissional do gênero em Angola. A companhia tenta desenvolver um projeto de extensão comunitária com foco na dança enquanto forma de inclusão.
Principais focos da CDC de Angola
- Estimular a sensibilidade e a educação artística da sociedade.
- Divulgar e promover a dança conteporânea em Angola através da experimentação e criação de diferentes linguagens e vocabulários.
- Introduzir a dana inclusiva em Angola, pela integração de indivíduos portadores de deficiências fisicas no seu elenco artístico.
- Educar o gosto do público, incentivando a apreciação estética e estimular a sua opinião crítica.
- Promover a integração social de grupos em condições de precariedade (órfãos de guerra, reclusos, etc.) através da dança, teatro, artes plásticas e demais disciplinas artísticas.
- Efetuar ações de superação nos diversos ramos das artes e prestar apoio e aconselhamento aos agentes culturais em questões relacionadas com a educação artística e a produção de espetáculos.
Acadêmica Franciele Serpa

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                                          Paul Taylor Dance Company


Sua estréia foi no dia 30 de maio de 1954 às 20:40 na Rua Henrique de liquidação, em Manhattan, sua coreografia, uma dança chamada Jack eo Pé de Feijão dançada por seis bailarinas. Paul Taylor caracteriza suas coreografias incorporando ações cotidianas, seu trabalho é conhecido pelo musicalidade, inteligência e emoção.
Estabeleceu-se em 1993 Taylor 2, a garantia de que seus trabalhos  seriam apreciados por plúblicos de todo o mundo, sem empecilhos econômicos. A companhia passa a maior parte da temporada em longas turnês por cidades americanas.
Laura Shapiro escreveu certa vez na revista Newsweek, "o curso de curta distância na dança moderna: no princípio era Martha Graham, que mudou a face de uma forma de arte e descobriu um mundo novo. Em seguida, houve Merce Cunningham, que arrancam as aparências e mostrou-nos o coração do movimento. E então houve Paul Taylor, que deixou o sol brilhar dentro ".
Apenas 40% das despesas da Paul Taylor Dance Foundation são cobertas pelas bilheterias e taxas  de desempenho.
Os outros 60% são doações feitas pelas pessoas de todo mundo para que se possa cobrir , por exemplo: Cachês de bailarinosiluminação, figurinos e despesas de viagens.
A mais nova dança do Sr. Taylor é três memórias dúbias, com música de Peter Elyakim Taussig. De decididamente pontos de vista subjetivo, os protagonistas de um triângulo amoroso, com os seus triunfos e derrotas, de forma diferente - deixando-nos, e eles, para saber o que realmente aconteceu.  A dança teve sua estréia em Nova York em 22 de fevereiro de 2011.
Audições para companhia são realizadas numa base de necessidades apresentadas.
 Trabalho desenvolvido pela acadêmica Thuani Ceroni Silveira.

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                    DCC - Companhia de Danza Contempóranea de Cuba


A dança contemporânea é um mercado relativamente recente,
que começou em 1959, quando Ramiro Guerra, que tinha dançado com a companhia de Martha Graham em Nova Iorque, formou o repertório do grupo, uma mistura de teatro norte-americano, os estilos de dança afro-caribenhos e ballet clássico europeu.
A empresa, então, mudou seu nome para Dança Contemporânea de Cuba (DCC). Cerca de 60 bailarinos vêm da Escola Nacional de Arte. Depois de dançar com o DCC, alguns deles formaram suas próprias pequenas empresas.
DCC, sob a direção de Miguel Iglesias, dá seus a seus dançarinos uma oportunidade rara.  Além da disciplina física que requer o regime de ensaios intensos, Iglesias valoriza, acima de tudo, a espontaneidade e o intelecto das bailarinas e bailarinos. "A gramática da dança, a expressão da dança, o movimento", disse Iglesias, "mas a coreografia tem que ter uma idéia central, uma intenção. Precisamos dar aos dançarinos e às dançarinas meios para fazer esta técnica contemporânea sofisticadas na linguagem da dança”.
Na DCC não aparecem mais caras novas, algo que Iglesias considera uma das conquistas da empresa: "Nossa abordagem é sempre fresca. Cada novo membro traz novas experiências, sentimentos, intenções, etc. Rostos e corpos são jovens, alguns muito jovens, mas eles sempre têm um talento excepcional. Nem todos eles se transformam em estrelas, mas tento fazer com que todos desempenhem o papel certo”.
Com mais de 70 trabalhos em seu repertório ativo, o DCC excursionou pelas Américas, Europa, Ásia e África. Isto apesar de um orçamento anual que parece pequeno para uma empresa deste tamanho. "Muitas vezes não têm recursos para fazer algumas produções," Iglesias admite: "A coreógrafa precisa de dinheiro para realizar seu sonho. Mas vamos ser honestos, às vezes os sonhos são tão grandes que não há o suficiente para alcançá-los."
http://www.youtube.com/watch?v=y9Vp5DG-qnk&feature=related
http://www.havana-cultura.com/INT/ES/artes-escenicas/danza-contemporanea-de-cuba/danza-cubana-contemporanea.html#/733 Em 11/06/2011 as 20:11 Trabalho desenvolvido pela acadêmica Rejanete Vieira. Download do arquivos desse trabalho: Texto: http://www.sendspace.com/file/bkb98q


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                                                      David Parsons


David Parsons, natural de Chicago, bailarino, intérprete, coreógrafo, professor, diretor e produtor de dança.
De 1978 à 1987, Parsons foi bailarino principal da Paul Taylor Dance Company, onde Taylor criou para ele muitos papéis em obras como Arden Court, Last Look e Roses.
David Parsons, juntamente com o iluminador Howell Binkley, fundou Parsons Dance Company em 1987, e deste então criou mais de 70 obras.
Parsons cultiva uma parceria educacional com Marymount Manhattan College, que recebe anualmente o Parsons Dance Summer Intensiva.
Parsons Dance Company
A Companhia Parsons Dance, foi criada em 1987,  é uma companhia de dança contemporânea, sob a direção artística do bailarino e coreógrafo David Parsons.
A Companhia realiza turnês nacionais e internacionais, incluindo uma temporada anual em sua comunidade natal de Nova York.
As coreografias da Companhia têm como características, a luz, a cor,  o movimento acrobático, muito vigor físico  e etc.
Parsons Dance é comprometida com o desenvolvimento do público e educação artística para os expectadores de todas as idades e níveis de experiência artística.
A companhia oferece regularmente para o público, discussões pós-apresentações, aulas, ensaios abertos e mostra estúdio.
A missão da Parsons Dance é de possibilitar experiências enriquecedoras para o público em todo o mundo, por meio da dança/movimento, e para criar e executar obras de arte de dança, que possam envolver e motivar um público diversificado.
Principais Obras Coreográficas
- Remember Me
- Caught
- Hand Dance
- Mood Swing
- Nascimento
- Nascimento Novo
- Sleep Study
- Slow Dance
- Swing Shift
- The Envelope
Referências Bibliográficas
David Parsons's Nascimento (excerpt). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XwWLGEynAxg&feature=related.
Acesso em 12/06/2011 às 22:50h.
Dell’Arte Soluções Culturais. Disponível em: <http://www.dellarte.com.br/detalhe-evento.php?tipo=E&codigo=513.
Acesso em 12/06/2011 às 22:05h.
Nascimento Novo - Parsons Dance Company.       Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=4b8F4cOTkQ&feature=player_embedded#at=43.
Acesso em 12/06/2011 às 22:40h.
Parsons Dance.  Disponível em: < http://www.parsonsdance.org/.
Acesso em 12/06/2011 às 19:20h.
Trabalho desenvolvido pela acadêmica Denise Anjos Azevedo.
Download dos arquivos desse trabalho:
- Bachiana

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